Toda criança precisa dormir: Desmistificando o sono infantil

Atualizado: Mai 30


Muitos pais acreditam que não dormir bem na infância é normal e não causa mal algum, afinal, “muitas crianças não dormem” e utilizam as mais variadas desculpas para não mudar seus hábitos, como aquela famosa frase: “é apenas uma fase” (em determinadas situações é mesmo, mas na maioria das vezes não, são hábitos que podem ser mudados).

Porém, hoje sabemos (com base em diversos estudos científicos) que a falta adequada de sono na infância pode causar diversos prejuízos (em curto, médio e longo prazo), como: prejuízos no desenvolvimento cognitivo (consolidação da memória, déficits de atenção, enfim, nas funções executivas), no comportamento (hiperatividade, agressividade, impaciência, ansiedade, dificuldade para relacionar-se), no humor (irritabilidade excessiva).

Em diversos aspectos relacionados à saúde (imunidade, funcionamento hormonal adequado, limpezas e funções metabólicas) e na dinâmica familiar (depressão materna, rompimento do casal, impaciência, dificuldade para lidar/respeitar/ouvir o outro, brigas/discussões exacerbadas, bem estar emocional/físico geral de toda família).

Enfim, hábitos são ensinados (sejam alimentares, de sono, rotina de estudo, de trabalho, entre outros) e o que você ensinar hoje para seu filho (a) será o reflexo do que ele aprenderá amanhã (adolescente e adulto).

Aliás, entender os nossos filhos é algo muito importante, um exemplo: Imagine que você está com frio, pede ajuda e alguém lhe dá comida. Você está com fome e alguém lhe coloca para dormir. Está com calor e alguém te leva trocar de roupa. Está com dor e te levam tomar banho. Como o bebê se sente quando a resposta para tudo que solicita é a mesma (leite, por exemplo) ou é sempre equivocada? Ele sente que suas necessidades não são atendidas.

Um bebê que fica o dia todo com sono, pois seus cuidadores não entendem que ele está apenas querendo dormir, como se sente? Exausto. Igual a você. Observe como você se sente passando 24h acordado. Um bebê de 1 ano geralmente necessita de 12 horas de sono noturno, mas dorme apenas 8 horas. É como se você dormisse 3 horas de sono por dia. Como você se sentiria?

É muito importante quebrar o mito do sono infantil, as pessoas precisam entender que dormir é natural, é necessário, não é venda de consultoria, livros ou cursos. Ajudar/ensinar uma criança a dormir bem não é maldade, pois em cada idade e em cada fase existe uma necessidade de sono real e isso precisa apenas ser ajustado.

Maldade é não entender nada sobre sono infantil (nenhum processo cognitivo, nenhuma fase de desenvolvimento, nenhuma necessidade) apenas as "bobagens que ouviu por aí" de pessoas que não entendem do assunto ou não estão pensando de verdade em como os bebês se sentem (e ainda justificam: "estou seguindo o que ele quer de forma natural").

Natural é dormir, é comer, é fazer cocô, é fazer xixi, é ficar acordado. Nosso corpo foi feito para tudo isso e em cada momento do dia ocorre um processo hormonal natural e necessário para que isso tudo seja possível.

Maldade é usar métodos absurdos que causam traumas em pais e em bebês/crianças (achando que é isso é certo ou bom). É uma mãe passar 3 anos com raiva da maternidade (entrando em depressão) por não descansar 1 noite da sua vida. É ver crianças com diversos atrasos por falta de sono adequado e um número considerado de profissionais que não tiveram acesso aos conhecimentos específicos da área atestando que é “normal uma criança não dormir” (recomendando para seus pacientes o que fizeram com seus filhos ou "ouviram falar", sem realmente entenderem do assunto).

O que precisamos cuidar e buscar são profissionais altamente qualificados para compreender a situação no geral, conhecer as fases de desenvolvimento de uma criança, entender as emoções da família e saber lidar com tudo isso. E aí sim, de forma natural, sem traumas ou métodos absurdos trabalhar o sono de todos.

E o meu trabalho é justamente esse: buscar o melhor para cada família atendida, trabalhando o sono aos poucos, sem ansiedade, sem traumas, de maneira leve e natural. Orientar e capacitar os pais para lidarem com cada fase que está por vir. O sono é apenas um detalhe, quando organizamos o ambiente familiar, tudo ocorre naturalmente. Pais bem orientados são pais mais tranquilos e seguros e esse é o grande segredo, o que se distanciar disso, não concordo.


Para mais informações sobre meu trabalho clique aqui.


Abraços!

12 visualizações
Contato

Rua Santos Dumont, 104 - Sala 503

São Miguel do Oeste, SC

​​

WhatsApp: (49) 98827-1637 (Equipe de Suporte)

vendas@mudeseushabitos.com

contato@sobrematernidade.com.br

  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Copyright © 2020 Mude Seus Hábitos. Todos os direitos reservados.

Rua Santos Dumont, 134, Sala 503 - Centro - São Miguel do Oeste/SC

Criado por Binario Digital Trend LTDA.

vendas@mudeseushabitos.com