O seu sono define o seu tempo de vida


Você sabia que o sono é capaz de definir a saúde e a longevidade de vida de uma pessoa? O sono organiza, limpa e potencializa muitas funções em todo nosso organismo. Ele tem um papel fundamental no aprendizado e no processamento de informações. Um ótimo exemplo: Para absorvermos mais informações em um dia de aprendizado (um curso, por exemplo) o segredo é dormir bem na noite anterior a esse evento. Nosso cérebro é capaz de absorver mais informações quando dormimos bem. E para gravarmos esses novos conhecimentos (processamento correto de memória) precisamos dormir bem na noite do aprendizado também. Dormir mais cedo e pelo menos 7 horas (no máximo 9 horas).


Dormir bem nos permite agir de forma adequada emocionalmente, agimos com mais calma, somos capazes de raciocinar com mais tranquilidade perante uma situação difícil, literalmente pensamos antes de agir. Nossa autoestima se fortalece, pois somos capazes de perceber as nossas qualidades, nos depreciar menos e consequentemente descobrir as coisas que gostamos de fazer.

A nossa atenção é afetada diretamente pela qualidade do nosso sono. Então, pessoas que dormem bem tem mais capacidade para manter o foco e consequentemente alcançar seus objetivos. Um dos maiores segredos das pessoas bem sucedidas é justamente a qualidade do seu sono (hora de dormir, hora de acordar e uma boa higiene do sono antes de dormir).


Segundo diversas pesquisas, mais de dois terços da população não dorme adequadamente, pois apresentam algum distúrbio do sono (insônia, parassonias), ou dormem menos do que o indicado (7 a 8 horas de sono de qualidade). Vou exemplificar esse sério problema de saúde pública com alguns exemplos.


A privação de sono está ligada a obesidade por diversos fatores, ela altera significativamente a quantidade de açúcar presente no sangue (o sono ajuda o nosso metabolismo a equilibrar a insulina e a glicose). Os seres humanos tendem a comer mais quando estão cansados, pois a insuficiência de sono eleva a concentração de um hormônio que nos faz sentir mais fome (desequilibra o nosso apetite e nos faz ser mais seletivos em relação a comida) e colabora para a desregulação do nosso intestino (causando até mesmo a desregulação da melatonina (grave o nome desse hormônio) no nosso organismo.


Todo nosso organismo não funciona adequadamente, é como se fosse uma “bola de neve” de problemas que começam a ser desencadeados e consequentemente nossa imunidade é afetada. A falta de sono (de qualidade) desencadeia muitos desequilíbrios, doenças físicas e mentais, como: enxaqueca, acelera ou até desencadeia o surgimento de câncer, problemas sérios no processamento de memória, desanimo, ansiedade, má alimentação, problemas digestivos, doenças cardiovasculares, atrasos considerados no desenvolvimento, depressão, insônia, estresse, entre muitas outras. E é extremante importante citar que é comprovado cientificamente que a privação de sono é uma das principais causas das doenças psiquiátricas, como depressão, ideação suicida e ansiedade.


Falando nisso, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, [1]a população brasileira é a mais deprimida da América Latina. O nosso pais consome mais remédios para dormir, para depressão e ansiedade que todos os demais. E segundo dados divulgados pelo IBGE [2](Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 7,6% (mais de 11 milhões de brasileiros) tomam remédios para dormir. E não é difícil compreender a relação que a privação de sono tem com as desordens emocionais.


E os medicamentos para dormir diferente do que muitas pessoas pensam afetam ainda mais a qualidade do nosso sono, pois o sono induzido por sedativos não envolvem as ondas cerebrais mais profundas (contidas no sono NREM) o que torna o sono menos restaurador (a pessoa dorme, mas ela não descansa realmente agravando os seus sintomas em curto, médio e longo prazo). E para piorar, durante o dia para se manter acordado muitas pessoas fazem uso excessivo de cafeína, afetando ainda mais o sono (lembram da “bola de neve”?). Sem contar que esses medicamentos causam diversas reações afetando ainda mais a atenção, a memória e o humor.


O ser humano consegue viver um certo tempo sem dormir adequadamente, porém, quando ele se der conta estará dentro de um desses diversos problemas que a privação do sono causa, seja de ordem física ou emocional. É importante ressaltar que o corpo irá de alguma forma sofrer com esses efeitos, seja em curto, médio ou longo, isso é inevitável. O tempo e qualidade do nosso sono estão ligadas diretamente a nossa qualidade e tempo de vida.


Considerando a sociedade atual onde o ser humano vive em um estado de estresse constante, por insatisfações pessoais, trabalho em excesso, o uso exacerbado da tecnologia (tudo isso forma uma mente inquieta) é possível perceber esses sintomas aparecendo cada dia mais precocemente (por exemplo, a depressão é segunda principal causa de morte em jovens entre 15 e 29 anos -acredite os problemas se iniciam muito antes dessa idade).

Nossa geração está sentindo com mais intensidade o fardo dos maus hábitos (sejam alimentares, de sono, de rotina, organização pessoal), é o assunto do momento, é o tema que mais vende, é o curso que viraliza.

Juntos e de mãos dadas com a tecnologia surgiram os madrugadores curiosos (da minha geração) onde dormir era considerado perda de tempo (ficávamos acordados desde os 3 anos até meia noite) e seguindo essa premissa é fácil entender os números que apresentei a cima ou as doenças da atualidade.


CONCLUSÃO:

Quando dormimos bem somos capazes de entender o que estamos sentindo e colocar as nossas ideias em prática, nossa mente é capaz de se organizar melhor. Enfim, somos mais felizes e mais fortes emocionalmente quando dormimos bem. E considerando todos os benefícios do sono e os malefícios da sua privação, é possível concluir que dormir bem é o melhor “remédio ou vitamina” que existe para o nosso corpo e mente. E uma boa higiene do sono é o primeiro passo para mudar a nossa relação com o sono.


Breves observações:

- Se a sua maior dificuldade em dormir bem provem das dificuldades dos seus filhos em dormir, inicialmente te sugiro ler a sessão “Sono Infantil”, estudar o tema ou fazer o nosso “Curso de Sono Infantil” (para expandir a sua mente sobre o assunto) e organizar esse ponto primeiro.

- Se a sua dificuldade em dormir claramente vem de origem emocional te sugiro inicialmente já trabalhar a sua higiene do sono, mas também buscar ajuda especializada (sejam orientações, atendimentos presenciais com profissionais especializados ou cursos online –de profissionais qualificados- onde trabalham fortemente esses temas, o importante é você olhar para o que sente e buscar a mudança).

Mas, o que é higiene do sono?

Higiene do sono é muito mais do que apenas não ter contato com luz azul de celular (como é muito divulgado), são diversas mudanças ambientais (e emocionais) necessárias que organizam o ambiente e facilitam o sono. Um sono de qualidade depende de fatores externos que são praticados durante o dia a dia e a vida (mudar hábitos é o primeiro passo).


Então, o que você faz durante o dia influencia na sua noite de sono (vice versa), pois o nosso cérebro precisa de condições adequadas para reduzir suas funções e realmente trabalhar para organizar e limpar o nosso organismo (em cada ciclo de sono). Em resumo, a higiene do sono é uma boa e adequada preparação do ambiente para dormir.


E é justamente dentro dessa linha que eu atuo, na organização ambiental, nas mudanças de hábitos e na orientação de uma boa e adequada higiene do sono.


Citações:

[1] https://jornal.usp.br/atualidades/brasil-vive-surto-de-depressao-e-ansiedade/

[2] http://www.cff.org.br/noticia.php?id=3852&titulo=IBGE%3A+11+milh%C3%B5es+usam+rem%C3%A9dios+para+dormir

Para mais informações sobre o meu trabalho, entre em contato:


E-mail: vendas@mudeseushabitos.com

WhatsApp: (49) 98827-1637 ou Clique aqui!



Até mais!

Contato

Rua Santos Dumont, 104 - Sala 503

São Miguel do Oeste, SC

​​

WhatsApp: (49) 98827-1637 (Equipe de Suporte)

vendas@mudeseushabitos.com

contato@sobrematernidade.com.br

  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Copyright © 2020 Mude Seus Hábitos. Todos os direitos reservados.

Rua Santos Dumont, 134, Sala 503 - Centro - São Miguel do Oeste/SC

Criado por Binario Digital Trend LTDA.

vendas@mudeseushabitos.com